Astronomia

LUA DE SANGUE ONTEM: Saiba como foi o eclipse total da Lua ontem (15); veja vídeos

Várias pessoas acompanharam o fenômeno

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/05/2022 às 7:22 | Atualizado em 16/05/2022 às 9:48
Notícia
Observatório Espacial Heller&Jung / Divulgação
Eclipse registrado pelo Observatório Espacial Heller&Jung em 2014 - FOTO: Observatório Espacial Heller&Jung / Divulgação

Um eclipse lunar total ocorreu na noite desse domingo (15) e surpreendeu vários moradores do Brasil inteiro. Também chamado de "Lua de Sangue", o fenômeno começou por volta das 23h27.

O ápice ocorreu por volta das 1h11, já durante a madrugada, quando a Lua ficou avermelhada, o que explica o nome do fenômeno.

..

Além do Brasil, outros países da América do Sul e América Central puderam apreciar o eclipse lunar.

De acordo com informações da Agência Brasil, a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento explicou que o próximo eclipse total ocorrerá em junho de 2029, entre os dias 25 e 26. Porém ocorrerão vários eclipses parciais antes disso.

VEJA TAMBÉM: FOTOS DA LUA DE SANGUE DE ONTEM: Veja imagens do eclipse lunar e confira vídeos

Confira imagens de como foi a Lua de Sangue ontem

Vários canais transmitiram ao vivo o eclipse. Veja os vídeos da Lua de Sangue a seguir:

Como ocorre um Eclipse Lunar?

Segundo ela, os eclipses lunares acontecem quando ocorre um alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua.

“Quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso – no caso, a Terra –, ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. Quando totalmente escura, sem nenhuma luminosidade, essa sombra é a umbra; quando recebe luz em alguns pontos, essa sombra, um pouco mais clara, é a penumbra", explica ela.

De acordo com a astrônoma, quando a Lua entra na sombra da penumbra é iniciado o eclipse penumbral. Já quando está totalmente na penumbra, ocorre um eclipse penumbral. Quando ela começa a entrar na umbra, é eclipse parcial.

Já quando a Lua está totalmente mergulhada na umbra, acontece um eclipse total e ela fica avermelhada, fenômeno conhecido como Lua de Sangue.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários