ALERTA MÁXIMO

CICLONE YAKECAN: Vai ter furacão no Brasil? Acompanhe as últimas notícias da frente fria no Sul do Brasil

Técnicos do Governo Federal emitiram alerta sobre o risco de o ciclone se transformar em um furacão; Veja como se proteger

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 17/05/2022 às 14:40 | Atualizado em 18/05/2022 às 13:28
Notícia
Reprodução/MetSul
Ciclone de rara intensidade e trajetória alcança o Rio Grande do Sul - FOTO: Reprodução/MetSul

Na tarde desta terça-feira (17), moradores do Sul do Brasil estão em estado de alerta em função do Ciclone Yakecan que atinge neste momento os estados da Região.

..

A forte frente fria atinge os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com temperaturas abaixo de 10ºC, e vento em alguns pontos, com velocidade acima de 100 km/h.

SAIBA A PREVISÃO DO TEMPO PARA A REGIÃO

Segundo a MetSul Meteorologia, a situação pode piorar no final da terça-feira (17) e início da quarta-feira (18), com ventos chegando a intensidade superior a 120 km/h em parte do Leste gaúcho.

Ainda segundo a estação meteorológica, trata-se de situação de elevado perigo meteorológico e de extremo risco à população com alta probabilidade de danos e comprometimento de serviços públicos essenciais como luz e água.

..

MetSul
Projeção de vento do WRF (Weather Research and Forecasting) da MetSul. - MetSul

Pode haver furacão no Brasil?

Em coletiva de imprensa na noite da segunda-feira (16), a Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), informaram que os técnicos do órgão admitiram a possibilidade de o ciclone na costa gaúcha se transformar em um furacão.

..

NOOA/Arquivo
Furacão Catarina se aproximando da costa brasileira em 2004 - NOOA/Arquivo

Conforme Miguel Ivan, diretor do Inmet, “pode ser algo parecido com 2004”, fazendo referência ao furacão Catarina que atingiu ventos de quase 200 km/h.

Veja IMAGENS de SATÉLITE do ciclone YAKECAN

VEJA TAMBÉM: Onda de frio vai chegar em Pernambuco? Veja o que diz meteorologista

Comentários