dinheiro

RESTITUIÇÃO IR 2022: Consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2022 é liberada; saiba se você recebe na próxima semana

A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2022 foi liberada pela Receita Federal nesta terça-feira (24)

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 24/05/2022 às 21:15
Notícia
USP IMAGENS
Beneficiários têm se perguntado quando poderão fazer a solicitação do valor - FOTO: USP IMAGENS

A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) 2022 foi liberada pela Receita Federal nesta terça-feira (24).

O pagamento será feito na semana que vem, mais precisamente na próxima terça-feira (31). O valor será depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

De acordo com a Receita Federal, serão pagos R$ 6,3 bilhões em restituições neste primeiro lote, para 3,384 milhões de contribuintes.

..

Quem tem direto a receber a restituição do IR na próxima semana?

No primeiro lote, vão receber a restituição os contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além dos contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

Também será feito o pagamento de restituições residuais de anos anteriores. 

Como saber se minha restituição foi liberada?

Para saber se sua restituição foi liberada, você deverá acessar o site da Receita Federal.

Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

Calendário de pagamentos restituição IR 2022

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 29 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro 

Comentários