imposto

IRPF 2022: Restituição Imposto de Renda será paga na próxima semana; veja o cronograma e quando irá receber

Veja como consultar a Restituição do Imposto de Renda

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 27/05/2022 às 10:10
Notícia
Marcello Casal Jr./ABr
Segundo lote da restituição do Imposto de Renda será liberado na segunda-feira (23) - FOTO: Marcello Casal Jr./ABr
Leitura:

O Imposto de Renda (IRPF), cobrado anualmente pela Receita Federal, pode ser declarado até a próxima semana, e a restituição também será liberada nos próximos dias. O primeiro lote será disponibilizado no dia 31 de maio.

De maneira geral, quem precisa declarar Imposto de Renda são os cidadãos que somaram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

..

Já a restituição, é entregue primeiro às pessoas com prioridade legal, como idosos acima de 60 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental. Além disso, pessoas que possuem moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também são priorizados.

Depois desse grupo, os cidadãos irão receber a restituição Imposto de Renda 2022 de acordo com a ordem de envio. Ou seja, quem entrega a declaração Imposto de Renda antes, recebe primeiro a restituição IR.

Consulta Restituição Imposto de Renda

A consulta restituição Imposto de Renda foi liberada pelo Governo Federal na última terça-feira (24). Ela pode ser feita através do site do Governo Federal, pela opção "Consultar a Restituição".

Para obter mais informações sobre a declaração, é possível acessar o Portal e-CAC, também disponível no site da Receita Federal.

Por fim, a consulta Restituição pode ser realizada pelo aplicativo Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e IOS.

Calendário Restituição Imposto de Renda

O cronograma Restituição Imposto de Renda foi dividido em cinco lotes, que serão disponibilizados nos dias:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.

Comentários

Mais Lidas