imposto

IRPF 2022: prazo para declarar Imposto de Renda acaba hoje (31/05); saiba como evitar multa

Veja como não ser penalizado pela Receita Federal

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 31/05/2022 às 8:40
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Imposto de renda 2022. - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para entregar a declaração de Imposto de Renda 2022 termina nesta terça-feira (31). O IRPF é um tributo cobrado anualmente pela Receita Federal sobre os ganhos dos contribuintes. De maneira geral, quem somou rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 irá precisar declarar Imposto de Renda.

De acordo com especialistas, mesmo que falte algum documento, é recomendado cumprir o prazo da Receita Federal e fazer as correções necessárias posteriormente.

O cidadão que não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.

Já para quem entregar a declaração incompleta, é possível fazer as alterações necessárias posteriormente, sem ser penalizado.

..

DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA

Para declarar Imposto de Renda basta acessar o programa IRPF, disponibilizado no site da Receita Federal. Os contribuintes têm até o dia 31 de maio para enviar a declaração.

RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2022

A restituição é entregue primeiro às pessoas que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental.

Além disso, pessoas que possuem moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também são priorizados.

Depois dessa fase, a restituição Imposto de Renda passa a ser entregue seguindo a ordem de envio da declaração do Imposto de Renda.

CONSULTA RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA

A consulta restituição Imposto de Renda pode ser feita pelo site da Receita Federal, através do sistema "Consultar a Restituição".

Para obter mais informações sobre como consultar restituição, é possível acessar o Portal e-CAC, também disponível no site da Receita Federal.

Também é possível realizar a consulta restituição Imposto de Renda pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda".

CRONOGRAMA RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA

O cronograma restituição Imposto de Renda foi dividido em cinco lotes, que serão disponibilizados nos dias:

  • 31 de maio;
  • 30 de junho;
  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.

Comentários