imposto

IRPF 2022: não entregou a Declaração do Imposto de Renda? Saiba o que deve fazer

Quem perdeu o prazo da declaração ainda pode e evitar a negativação do seu CPF

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 02/06/2022 às 7:52
Notícia
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
DEVOLUÇÃO Dinheiro só estará disponível nas contas a partir de 30 de setembro - FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

No último dia 31 de maio, o prazo para a declaração do Imposto de Renda encerrou com um número de declarações entregues maior do que o esperado pela Receita Federal. Foram 36,3 milhões, um recorde histórico, segundo o órgão.

No entanto, o contribuinte que, por algum motivo, não tenha conseguido apresentar a declaração, ainda pode acertar as contas com o Leão com o pagamento da multa correspondente ao atraso, sendo de 1% do imposto devido por mês com limite de 20% do valor total ou R$ 165,74, prevalecendo o valor maior.

..

O contribuinte que não conseguiu entregar a tempo, deve preencher a declaração normalmente seguindo as informações disponíveis no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

É imprescindível que a declaração seja preenchida corretamente, com os dados de rendimentos tributáveis, saldo bancário, bens que adquiriu durante o ano, pagamentos, doações efetuadas e renda variável.

RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2022

Os cinco lotes são pagos mensalmente pela Receita Federal e seguem um calendário específico. A restituição Imposto de Renda é entregue primeiro às pessoas que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental.

Além disso, pessoas que possuem moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério também são priorizados. Depois, recebem os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda mais cedo.

 

Comentários