CASO CONFIRMADO

VARÍOLA DOS MACACOS: Como saber se irritação na pele pode ser a doença? Brasil tem primeiro caso confirmado

Veja como saber se uma irritações na pele são a nova doença; Erupções cutâneas é um dos sintomas do vírus da varíola dos macacos

Anderson Alves
Anderson Alves
Publicado em 08/06/2022 às 15:09 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:43
Notícia
Foto: iStock
Varíola dos Macacos no Brasil - FOTO: Foto: iStock

Nesta quarta-feira (8), foi confirmado o primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente, é um homem de 41 anos e recentemente viajou à Espanha, posteriormente voltando ao país no estado de São Paulo. 

Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo também monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído a varíola dos macacos.

..

Por meio de nota divulgada na segunda-feira (6), o Ministério da Saúde informou que ao todo, são sete casos estão em investigação no país. Os pacientes com suspeita estariam divididos entre os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois casos em monitoramento em Rondônia.

ESTADO DE SAUDE DOS PACIENTES

O paciente confirmado com a Varíola dos Macacos, segue em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital de São Paulo. 

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente com suspeita passa bem. Familiares e pessoas que residem próximo à mulher também são acompanhados pela gestão municipal.

COMO SABER SE IRRITAÇÃO NA PELE É SINTOMA DA VARÍOLA DOS MACACOS?

Erupções cutâneas podem ter muitos motivos, incluindo, muito raramente, o vírus da varíola dos macacos. Mas como examinar e possivelmente descartar a infecção? 

A primeira coisa a fazer é analisar seus últimos passos e investigar se você foi exposto ao vírus ou à alguém contaminado.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS?

Se for confirmada a infecção, a primeira coisa que irá notar são sintomas similares à gripe, como:

  • cansaço;
  • mal-estar geral e;
  • febre.

É o que os médicos chamam de "período de invasão" da doença, quando o vírus se instala nas células.

Nódulos linfáticos também podem parecer inchados durante a infecção, já que o sistema imunológico está se fortalecendo para combater a infecção. 

Logo em seguida, surgem erupções na pele, que passam por diferentes fases. Primeiramente avermelhadas e sem volume, depois ganham volume e bolhas, antes de formar as cascas.

CONFIRA O MAPA DA VARÍOLA DOS MACACOS NO MUNDO

VARÍOLA DO MACACO: por que DOENÇA está colocando MUNDO em ALERTA?

*com informações do portal G1.

Comentários