No dia 12 de junho, é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. Nesta data, casais celebram o amor e o afeto. Mas você sabe a origem histórica da data?
Origem histórica do Dia dos Namorados
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C, e se tornou um santo patrono da Igreja Católica, conhecido como São Valentim.
Naquela época, o imperador romano Cláudio II proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Ele via o casamento como um obstáculo para a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.
..
- DIA DOS NAMORADOS 2022: confira 10 filmes de romance para assistir em casal neste Dia dos Namorados
- FILMES PARA ASSISTIR NO DIA DOS NAMORADOS: Veja 5 filmes para assistir no Dia dos Namorados com o seu amor
- MENSAGEM DIA DOS NAMORADOS, 12/06: Frases lindas para o Dia dos Namorados; Frases para o Dia dos Namorados deste domingo
Nesse contexto, surgiu um padre, que também já havia sido médico, chamado Valentim. Ele passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano.
O imperador Cláudio II descobriu que Valentim realizava casamentos clandestinos e, assim, mandou que o prendessem. O imperador romano chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, mas Valentim não aceitou e o imperador ordenou a sua morte.
O padre foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. Ele acabou sendo canonizado por sua obra em benefício dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida.
A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496). O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro (data de sua morte).
Por que o Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em outra data?
Em 14 de fevereiro comemora-se o Dia dos Namorados em grande parte do mundo. No Brasil, no entanto, a data escolhida foi diferente. A escolha se deu por questões meramente comerciais.
Comentários