VIDA NA ANTÁRTICA

Descoberta impressionante revela ecossistema desconhecido sob gelo da Antártica

Os cientistas não deram muita importância de início a descoberta por achar se tratar de um erro

Julianna Valença
Julianna Valença
Publicado em 14/06/2022 às 16:14
Divulgação/NIWA/Craig Stevens
Cientistas descobrem sem querer novo ecossistema na Antártica. - FOTO: Divulgação/NIWA/Craig Stevens

Cientistas fizeram uma descoberta impressionante em um dos ecossistemas mais remotos da Terra: a Antártica. Sem intenção, os pesquisadores encontraram um ecossistema completamente novo sob a grossa camada de gelo da região.

..

A equipe perfurava uma camada da plataforma de gelo Ross para investigar as consequências das mudanças climáticas na região. Durante o processo, encontraram um grupo inédito de animais parecidos com camarões que habitavam as águas doces.

Vivendo sob a maior plataforma de gelo do mundo, com 487 mil km² de extensão, a espécie de artrópodes está no mesmo filo dos camarões, lagostas e caranguejos e mede cerca de 5 milímetros, segundo o UOL.

ERRO OU DESCOBERTA?

Ao jornal britânico The Guardian, Craig Stevens, cientista do Instituto Nacional de Água e Atmosfera da Nova Zelândia, (NIWA, na sigla em inglês), disse que de início o time não deu muita importância para a descoberta, já que pensavam se tratar de um erro. 

"Pensamos que havia algo errado com a câmera, mas quando o foco melhorou, percebemos um cardume de pequenos artrópodes", revelou.

"Estamos extremamente felizes com a descoberta [...] Ter todos esses animais nadando em volta do nosso equipamento significa que existe um importante ecossistema aqui".