A partir desta quinta-feira (24), às 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Com isso, 4.250.448 contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão acertar as contas com o Leão
Ao todo, receberão R$ 6,3 bilhões. O dinheiro será pago em 30 de junho.
..
- IMPOSTO DE RENDA 2022: Prazo acaba hoje (31/5); "melhor mandar incompleto do que pagar multa", dizem especialistas
- RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA: Que horas cai a restituição IRPF? Saiba como consultar e quando recebe
- IRPF 2022: não entregou a Declaração do Imposto de Renda? Saiba o que deve fazer
- IMPOSTO DE RENDA 2022: Veja quando a consulta do 2º lote de restituição será liberada e saiba como consultar
O calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para realizar a consulta, o contribuinte deve:
- Acessar a página da Receita Federal na internet;
- Clicar em "Consultar a Restituição";
- Escolher entre "consulta simplificada" ou "consulta completa da situação da declaração".
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a informação, corrigindo o que esteja equivocado.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Como o pagamento da restituição do IRPF é realizado?
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Comentários