imposto

IRPF 2022: Receita Federal libera consulta a lote de restituições do Imposto de Renda; Confira

Restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 23/06/2022 às 7:35 | Atualizado em 23/06/2022 às 7:36
Notícia
Marcello Casal/Agencia Brasil
Saque extraordinário do FGTS emergencial de até R$ 1.000 é liberado nesta quarta-feira (18) - FOTO: Marcello Casal/Agencia Brasil
Leitura:

A partir desta quinta-feira (24), às 10h, a Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores. Com isso, 4.250.448 contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão acertar as contas com o Leão

Ao todo, receberão R$ 6,3 bilhões. O dinheiro será pago em 30 de junho.

 

..

O calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para realizar a consulta, o contribuinte deve:

  1. Acessar a página da Receita Federal na internet;
  2. Clicar em "Consultar a Restituição";
  3. Escolher entre "consulta simplificada" ou "consulta completa da situação da declaração".

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a informação, corrigindo o que esteja equivocado.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como o pagamento da restituição do IRPF é realizado?

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Comentários

Mais Lidas