risco

Moradores do Distrito de Serro Azul, em Palmares, começam a deixar suas casas com medo de que a barragem sangre

Barragem poderá transbordar pela primeira vez, desde que foi inaugurada em 2017

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 12/07/2022 às 11:01
Notícia
TV JORNAL/REPRODUÇÃO
EM ALERTA Com aumento das chuvas na Zona da Mata, volume de água na barragem aumentou e começou a sair pela chamada válvula dispersora - FOTO: TV JORNAL/REPRODUÇÃO

A barragem Serro Azul, em Palmares, foi motivo de polêmica na última semana, devido às informações desencontradas divulgadas por parte do Governo de Pernambuco.

Na quinta-feira (7), a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) encaminhou ofício à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) informando que a barragem poderia sangrar nos próximos dias, quando atingisse uma cota de 198 metros.Nessa segunda (11), a cota estava em 193,43 metros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Quando a notícia foi publicada pela imprensa, o Governo de Pernambuco decidiu desmentir a informação. A mudança de discurso provocou ainda mais insegurança na população que vive aos pés do paredão da barragem.

..

Moradores começam a deixar suas casas

Dona Nazidir da Silveira Ferreira mora no distrito de Serro Azul, em Palmares, há 60 anos. Nos últimos dias, ela decidiu adotar um comportamento cauteloso e deixar a casa junto com o marido antes de um transbordamento do reservatório.

"Estou indo com o coração partido, mas estou indo. Porque a gente não confia nisso aqui", diz a aposentada, fazendo referência à barragem.

TV Jornal/Reprodução
PRECAUÇÃO Nazidir da Silveira e o marido preferiram deixar a residência - TV Jornal/Reprodução

Estrutura

Com o aumento das chuvas na Zona da Mata ao longo deste inverno, o volume de água na barragem aumentou e começou a sair pela chamada válvula dispersora, que fica na parte de baixo do reservatório.

O professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Jaime Cabral, explica que a Barragem de Serro Azul é mais sofisticada, porque é mais recente. "As barragens mais simples só têm um vertedouro, enquanto Serro Azul possui vários vertedores", observa.

No entanto, o especialista destaca que as chuvas em municípios vizinhos podem afetar o nível do Rio Una e a barragem de Serro Azul.

"Chuvas nos municípios de São Bento do Una, Capoeiras, Cachoeirinha, Altinho, Agrestina, São Joaquim do Monte, Belém de Maria e Bonito contribuem para elevar o nível de água na Barragem de Serro Azul. Por isso, pode acontecer de estar o maior sol em Palmares e ter cheia no rio, por conta das outras cidades. Além disso, a barragem do Prata também fica num afluente do Rio Una e, quando ela verte, a vazão que passa pelo vertedor vai contribuir para encher o Rio Una", detalha. Neste momento, a Barragem do Prata está vertendo.

Comentários