O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a convocação de novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Pesqueira, no Agreste do Estado. A decisão do plenário ocorreu nesta segunda-feira (1º).
Os ministros confirmaram, por maioria de votos, o indeferimento do registro e a inelegibilidade de Marcos Luidson de Araújo, conhecido como Cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos). O candidato foi o mais votado para a prefeitura de Pesqueira em 2020, com 51% dos votos válidos.
..
Com base na Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/1990), Cacique Marquinhos não pôde assumir o cargo por ter sido condenado pela Justiça Federal, em 2015, por crime contra o patrimônio privado, por incêndio a residência particular provocado em 2003.
A maioria dos ministros, com exceção do presidente Edson Fachin, acompanhou o voto do relator, ministro Sérgio Banhos, que referendou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco de indeferir o registro de candidatura e determinar a inelegibilidade, que se encerra em julho de 2024.
O cargo de prefeito de Pesqueira vem sendo ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso.
Comentários