A passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (10) está deixando os moradores da região em alerta.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiram diversos avisos alertando a população, principalmente das áreas de risco, para 'grande perigo (vermelho) de fortes chuvas e ventos' na região.
Além do estado de Santa Catarina, podem sofrer variações de clima os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
O Inmet alerta de que a situação é realmente crítica e a previsão é que o fenômeno continue até esta sexta-feira (12).
Em maio deste ano, a região sofreu com outro ciclone, o Yakecan. Clique aqui e relembre a passagem do ciclone.
PREVISÃO DO TEMPO
A previsão detalhada do clima, feito pelo Inmet, indica também, uma pequena chance de nevar na serra catarinense nesta quarta-feira (10).
Durante a passagem do ciclone, o ar frio ainda possibilita a formação de geada, entre quinta (11) e sexta-feira (12), em áreas da Região Sul (serras gaúcha e catarinense, planalto sul do Paraná e planalto catarinense), no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.
No sul do Mato Grosso e no nordeste de São Paulo também há pequena possibilidade de geada.
ESTRAGOS CAUSADOS PELO CICLONE EM SC
Nas redes sociais, internautas publicam vídeos sobre os estragos causados pelos fortes chuvas e ventos em Santa Catarina.
Um desses registros, mostra um momento impressionante em que uma placa publicitária cai em uma avenida, na cidade de Porto Belo (SC), após uma rajada de ventos.
..
Confira o vídeo e mais informações sobre o acidente clicando aqui.
ACOMPANHE AO VIVO O CICLONE
O Portal NE10 Interior separou alguns links e transmissões que podem ajudar a população a acompanhar o fenômeno natural ao vivo e se prevenir. Confira:
Windy
Considerado um dos melhores sites para saber a temperatura, força e direção dos ventos, o Windy está disponível gratuitamente e pode ser acessado online. Abaixo você confere um mapa AO VIVO e ATUALIZADO sobre a situação do clima na região do ciclone:
Transmissões ao vivo
Canais do YouTube também transmitem ao vivo a situação na região com câmeras de diversos pontos. O canal 'Vejaomar' transmite como está a situação no mar, com uma câmera de alta definição, posicionada sobre uma plataforma de pesca de Balneário Rincão, cidade de Santa Catarina.
Comentários