A um mês das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua vantagem nas intenções de voto reduzida a 13 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º).
Trata-se da primeira pesquisa após o primeiro debate presidencial. Os novos números aumentam as possibilidades de um segundo turno entre os dois candidatos.
Na pesquisa de 18 de agosto, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 15 pontos percentuais. Agora, o petista tem 45% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a menos que na última pesquisa, enquanto Bolsonaro manteve os 32%.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) cresceu de 7% para 9% de intenções de voto. A senadora Simone Tebet (MDB) também ganhou pontos e subiu para 5%.
Com a diminuição de vantagem apresentada pela pesquisa, Lula aparece com menos chances de ganhar no primeiro turno: ele teria 48% de votos válidos (excluindo brancos e nulos) contra 34% de Bolsonaro.
SEGUNDO TURNO
De acordo com o Datafolha, o petista superaria o atual presidente por 53% a 38% em um eventual segundo turno.
..
- ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO: nova PESQUISA ELEITORAL mostra intenções de voto para o governo do Estado
- BOLSONARO OU LULA: Quem teve a maior audiência com entrevista no Jornal Nacional? Veja IBOPE
- Bolsonaro e Lula vão mudar o futebol na TV aberta? Veja o que pode mudar nas partidas de Flamengo, Palmeiras e outros gigantes
- PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: IPEC analisa intenção de voto para presidente em Pernambuco
Foram entrevistadas na pesquisa 5.734 pessoas em 285 cidades brasileiras entre 30 de agosto e 1º de setembro. Os resultados incluem uma margem de erro de +/- 2 pontos.
AGREGADOR DE PESQUISAS JC
A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT), que aparece consolidado na região Nordeste.
Comentários