Os pilotos e comissários de voo de companhias aéreas brasileiras aprovaram a deflagração de uma greve nacional, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (19).
A greve deve ocorrer nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.
..
POR QUE OS PILOTOS E AERONAUTAS VÃO ENTRAR EM GREVE?
De acordo com a categoria, a paralisação foi causada pela "frustração das negociações da renovação da Convenção Coletiva de Trabalho". Além disso, os profissionais também pedem por melhorias no salário e nas condições de trabalho.
"[...] O setor aéreo vem se recuperando aceleradamente, com lucros maiores do que os do período pré-pandemia. Além disso, a procura por passagens aéreas aumentou e os preços impostos aos passageiros subiram drasticamente. No entanto, as empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas", disse o sindicato dos aeronautas por meio de nota à Agência Brasil.
SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS AEROVIÁRIAS
O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) enviou uma nota à Agência Brasil afirmando que ofereceu um reajuste de 100% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) para o piso salarial, mesma correção para as diárias nacionais, seguro de vida e vale alimentação para a categoria. As negociações ainda estão acontecendo.
GREVE NOS AEROPORTOS VAI AFETAR VOOS?
O Sindicato Nacional dos Aeronautas reforçou à Agência Brasil que a paralisação não vai atingir voos que transportam vacinas, pacientes em atendimento e órgãos para transplante.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários