O QUE É ADENOVÍRUS? pediatra alerta para aumento de casos de ADENOVÍRUS em CRIANÇAS; veja quais são os SINTOMAS

O médico destaca que sintomas podem se prolongar por até 14 dias
Gabriela Luna
Publicado em 07/12/2022 às 7:27
Coriza, febre persistente e prolongada, conjuntivite e diarreia são alguns dos sintomas que têm atingido diversas pessoas, principalmente crianças, nesta época de fim de ano Foto: MATEUS ANDRE/FREEPIK


Nesta época do ano, é comum as pessoas adoecerem por adenovírus, popularmente conhecida por virose. Crianças até 6 anos e pessoas imunodeprimidas costumam ser as mais afetadas.

O adenovírus é uma família de vírus com mais de sessenta subtipos, que podem causar diferentes sintomas, como coriza, febre persistente e prolongada, conjuntivite e diarreia, por exemplo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO ADENOVÍRUS?

O pediatra Maiton Fredson Lopes, do Hapvida NotreDame Intermédica, explica que o adenovírus costuma ser sazonal. "Este tipo de vírus é mais comum em determinadas épocas do ano. Os principais sintomas são a obstrução nasal, conjuntivite e diarreia, além da febre persistente", informa Maiton.

O médico destaca ainda que os sintomas do adenovírus podem se prolongar por até 14 dias, e se não tratada corretamente, pode evoluir para quadros de bronquite, laringite e até pneumonia.

QUAL É A FORMA DE TRANSMISSÃO DO ADENOVÍRUS?

A principal forma de transmissão do adenovírus se dá por contato com gotículas de saliva de pessoas contaminadas, transmitidas diretamente sobre a pessoa ou em superfícies, por meio de:

  • espirro;
  • tosse;
  • fala.

Em caso dos vírus que afetam o trato intestinal, o contágio também pode ser pelo contato com objetos ou alimentos contaminados e má higienização das mãos.

QUAL É O TRATAMENTO PARA ADENOVÍRUS?

O tratamento das viroses é sintomático, com uso de medicações específicas para cada sintoma que a pessoa apresente.

"Para se prevenir, é importante seguir alguns cuidados, como evitar o contato com pessoas contaminadas, utilizar máscara, manter uma boa higienização das mãos e alimentos, além de utilizar álcool em gel para limpeza de superfícies", alerta Maiton Fredson Lopes.

*Com informações do JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory