14° SALÁRIO DO INSS COMEÇA A SER PAGO NESTA QUINTA-FEIRA (15)? Veja QUEM RECEBE e qual o VALOR do abono dos APOSENTADOS e PENSIONISTAS

Mais de 30 milhões de brasileiros têm direito a receber
Gabriela Luna
Publicado em 15/12/2022 às 8:15
O 14° salário do INSS é uma proposta direcionada a pensionistas e aposentados; veja detalhes sobre o pagamento e saiba se pagamento será feito ainda em 2022 Foto: Reprodução.


O 14° salário do INSS prevê o pagamento de um abono anual para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. O Projeto de Lei n° 4367/20 foi desenvolvido, sobretudo, para reduzir os efeitos da pandemia da covid-19.

Entenda na matéria abaixo:

  • INSS;
  • 14° do INSS;
  • Décimo Quarto salário;
  • Quem tem direito ao 14° do INSS?;
  • Qual o valor do 14° salário do INSS?;
  • Como será pago o Décimo Quarto salário do INSS?;
  • Quando vai ser pago o 14° do INSS?

QUEM TEM DIREITO AO 14° SALÁRIO DO INSS?

Mais de 30 milhões de brasileiros têm direito a receber o 14° salário do INSS. São beneficiários do Seguro Social no geral, isto é, aposentados e pensionistas.

QUAL O VALOR DO 14° SALÁRIO DO INSS?

O projeto propõe um pagamento que pode alcançar o valor máximo de dois salários mínimos, previsto para ser pago em duas parcelas.

  • O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor igual a um salário mínimo deve receber um abono equivalente a um salário mínimo.
  • O aposentado ou pensionista que recebe do INSS um valor superior deve receber um 14° salário equivalente a um salário mínimo somado a uma parcela proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.087,22.

QUANDO VAI SER PAGO O 14° SALÁRIO DO INSS?

De acordo com o texto do relator da proposta, o deputado Fábio Mitidieri (PSD), o valor total do 14° do INSS seria dividido em duas parcelas, pagas ao fim do ano.

No entanto, o Projeto de Lei ainda está em tramitação no Senado. Se aprovado, segue para sanção presidencial.

Por isso, ainda não há data ou calendário previsto para o Décimo Quarto salário do INSS. É possível que entre em vigor apenas em 2023.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory