piso salarial

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Governador faz críticas ao REAJUSTE e diz que Congresso Nacional fez ‘ataque ao pacto federativo’

Mauro afirmou que tais mudanças no orçamento são prejudiciais ao governo

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 02/02/2023 às 7:55
Notícia
Geraldo Magela/Agência Senado
Mauro Mendes - FOTO: Geraldo Magela/Agência Senado

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), criticou a implementação do piso salarial da enfermagem e afirmou que acredita na consequência de um colapso fiscal em estados e municípios caso o reajuste seja aplicado.

Em entrevista à Jovem Pan News, o governador destacou que a redução de impostos, que ocorreu na metade de 2022, combinada com a aplicação do piso salarial da enfermagem, aumentam exponencialmente as despesas. Mauro Mendes afirmou ainda que tais mudanças no orçamento são prejudiciais ao governo. 

“O Governo Federal e o Congresso Nacional promoveram um grande ataque ao Pacto Federativo porque na metade de um orçamento, na metade da execução de um orçamento, que você planeja receitas e despesas, em movimento nitidamente eleitoral, fizeram redução forçada de alguns impostos", declarou o governador.

“O que é pior, diga-se de passagem, eles aumentaram a despesa dos estados e municípios brasileiros, quando aumentaram o piso dos professores, criaram piso para enfermeiros", acrescentou Mendes.

"Isso pode levar ao caos, ao colapso fiscal, muitos estados brasileiros e a grande maioria dos municípios. Eles fizeram aquilo que não podem fazer, que é diminuir receita e aumentar despesa”, finalizou.

Comentários