Vinícius de Brito Samsel morreu aos três anos de idade, na madrugada dessa quarta-feira (15). A criança, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, esperava pelo remédio mais caro do mundo, o Zolgensma.
A família iniciou uma batalha judicial para conseguir comprar o remédio para a criança em 2021. Várias campanhas também foram feitas para tentar levantar o dinheiro, mas elas não foram suficientes.
- O QUE É ADENOVÍRUS? pediatra alerta para aumento de casos de ADENOVÍRUS em CRIANÇAS; veja quais são os SINTOMAS
- Criança de 3 anos morre após ser esquecida dentro de carro
- VARÍOLA DOS MACACOS: Pernambuco registra primeiros casos suspeitos em crianças e adolescentes
- Vacinação contra covid-19 é liberada para crianças de 4 anos em Pernambuco
Em junho do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o fornecimento do medicamento. Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Governo Federal efetuasse o pagamento de R$ 7,3 milhões para a compra do remédio.
Na noite dessa terça-feira (14), Vinícius deu entrada Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão, após apresentar saturação baixa e batimentos cardíacos desregulados. Ao chegar na unidade, ele foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisou ser intubado.
O menino morreu horas depois de a família receber o dinheiro para comprar o remédio para tratar a atrofia muscular espinhal. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais.
Comentários