luto

Morre criança de 3 anos que aguardava por remédio mais caro do mundo

Família conseguiu o direito de receber R$ 7,3 milhões para comprar o remédio apenas um dia antes dele morrer

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 17/02/2023 às 9:50
Notícia
Foto: Reprodução/Instagram
A família iniciou uma batalha judicial para conseguir comprar o remédio para a criança em 2021. - FOTO: Foto: Reprodução/Instagram

Vinícius de Brito Samsel morreu aos três anos de idade, na madrugada dessa quarta-feira (15). A criança, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME) tipo 1, esperava pelo remédio mais caro do mundo, o Zolgensma.

A família iniciou uma batalha judicial para conseguir comprar o remédio para a criança em 2021. Várias campanhas também foram feitas para tentar levantar o dinheiro, mas elas não foram suficientes.

Em junho do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o fornecimento do medicamento. Em dezembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Governo Federal efetuasse o pagamento de R$ 7,3 milhões para a compra do remédio.

Na noite dessa terça-feira (14), Vinícius deu entrada Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão, após apresentar saturação baixa e batimentos cardíacos desregulados. Ao chegar na unidade, ele foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e precisou ser intubado.

O menino morreu horas depois de a família receber o dinheiro para comprar o remédio para tratar a atrofia muscular espinhal. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais.

Comentários