SENADOR SÉRGIO MORO PODE PERDER MANDATO; Entenda JULGAMENTO DO TRE que pode tirar ex-ministro de Bolsonaro do Senado

SÉRGIO MORO foi eleito senador pelo Paraná, onde atuou como ministro da LAVA JATO; Veja o que coloca mandato de Moro em risco
Gabriel dos Santos
Publicado em 17/07/2023 às 10:43
Tramita no TRE-PR um pedido de cassação contra Moro baseado em suspeitas de irregularidades nos gastos de sua campanha e a prática de caixa 2 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O senador Sérgio Moro (União Brasil) corre o risco de perder o mandato. Ele é processado no Tribunal Regional Eleitoral por suspeita de abuso de poder econômico na pré-campanha das eleições de 2022.

De acordo com a Folha de São Paulo, essa avaliação é feita tanto por inimigos políticos quanto por aliados de Sérgio Moro. Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, há, no TRE do Paraná, uma "tendência desfavorável" ao ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

Atualmente, o processo está na fase de coleta de provas. Moro é também suspeito de gastos eleitorais acima dos limites definidos por lei.

Pela regulamentação, para disputar o Senado pelo Paraná, qualquer candidato só pode gastar até R$ 4,4 milhões na campanha. Sérgio Moro, entretanto, disse à Justiça Eleitoral ter despendido R$ 5,2 milhões.

Sérgio Moro nega que tenha cometido irregularidades.

SITUAÇÃO DE MORO NO TRE MUDOU APÓS TROCA DE DESEMBARGADORES

No último dia 5, houve a posse de três novos membros do TRE no Paraná. No meio jurídico, os novos desembargadores têm tendência a resistirem a pressões de apoiadores de Sérgio Moro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory