Mulher passa por cirurgia para remoção de parte do crânio após sofrer com sinusite em cinco ocasiões em um ano

Ao longo de 2021, Natasha Gunther Santana enfrentou cinco episódios de sinusite
Vitória Floro
Publicado em 26/07/2023 às 21:27
Natasha Gunther Santana teve sinusite 5 vezes ao longo de 2021 Foto: Reprodução Tiktok


Natasha Gunther Santana, uma instrutora de artes marciais de 26 anos da Califórnia, Estados Unidos, enfrentou cinco episódios de sinusite ao longo de 2021, todos tratados com antibióticos. No entanto, uma das infecções foi especialmente grave, levando-a a uma cirurgia cerebral para remover uma parte afetada pela bactéria causadora da sinusite.

Antes da cirurgia, Natasha continuou com o tratamento de antibióticos para aliviar os sintomas, que incluíam vômitos, intensas enxaquecas e mudanças de humor repentinas que a deixavam irritada sem motivo aparente.

Devido à gravidade da situação, uma varredura cerebral foi realizada e os profissionais de saúde identificaram uma mutação genética que dificultava a produção de uma proteína responsável pela defesa do organismo contra invasores.

A infecção no cérebro causou a formação de uma bolsa de pus em uma área separada dos seios da face por um conjunto de ossos pequenos e finos. A cirurgia foi realizada no final de 2021, removendo parte do crânio.

Após a cirurgia, Natasha precisou usar um capacete de proteção durante cinco meses. No entanto, as complicações não terminaram por aí.

Ela sofreu uma convulsão e desenvolveu uma trombose venosa profunda aguda, que ocorre quando um coágulo se forma em grandes vasos sanguíneos. Se não for tratada, o coágulo pode migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos pulmões, causando uma condição potencialmente fatal conhecida como embolia pulmonar.

A instrutora de artes marciais enfrentou um processo de reabilitação intensiva para recuperar a capacidade de andar e falar.

Mesmo com fortes dores de cabeça diárias, ela se mantém otimista, contando com o apoio de sua família e amigos. Natasha compartilha sua gratidão pela vida e os planos futuros: "Eu tenho um lindo menino chamado Raiden, meu marido e eu estamos prestes a comemorar nosso aniversário de um ano de casamento. Estou ensinando artes marciais novamente. A vida é bela", afirma.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory