Um apagão foi registrado na manhã desta terça-feira. Vários Estados do Brasil tiveram uma queda de energia generalizada, causada por uma "ocorrência nacional".
Em nota, a Neoenergia informou que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil".
Ao menos 25 Estados foram afetados, incluindo localidades do Sul e Sudeste, que foram prejudicadas pelo apagão hoje (15).
Até às 12h25, cerca de 55% da carga de energia da região Norte e 81% da região Nordeste já haviam sido restauradades, de acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS).
Somado a isso, a distribuição de energia foi restabelecida completamente nas regiões Sul e Sudeste.
APAGÃO BRASIL: APAGÃO HOJE, 15/08
O interrompimento de energia no Sul e no Sudeste foi proposital para "evitar a propagação da ocorrência".
Entenda no vídeo abaixo o porquê teve apagão no Brasil.
APAGÃO ENERGIA: POR QUE TEVE APAGÃO NO BRASIL?
MOTIVO APAGÃO: CAUSA DO APAGÃO
Em nota, o Ministério de Minas e Energia informa que a causa do apagão ainda segue sendo apurada pela ONS.
A interrupção [da energia] ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível. O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Comentários