CURIOSO

Cientistas da UFSC recriam o Perfume de Cleópatra

Segundo a instituição, fórmula que seria a preferida da rainha egípcia foi desenvolvida com base em artigo alemão

Vitória Floro
Publicado em 19/08/2023 às 9:37 | Atualizado em 19/08/2023 às 9:38
REPRODUÇÃO
Elizabeth Taylor interpretou a rainha do Egito e deu força à versão branca da deusa egípsia - FOTO: REPRODUÇÃO

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) compartilhou que seus pesquisadores recriaram o perfume que teria sido o favorito de Cleópatra, a icônica rainha egípcia e uma das figuras mais influentes da história antiga.

De acordo com a instituição, a fórmula foi desenvolvida com base em um estudo realizado por cientistas alemães.

Mesmo após mais de três mil anos, eles desvendaram a composição da loção, que incluía canela, óleo de balanos, resinas e mirra, uma resina obtida de diversas espécies de árvores pequenas e espinhosas.

A professora Anelise Regiani, responsável pelo projeto, revela que uma série de conhecimentos químicos foram empregados durante o processo de preparação do perfume. O resultado também reflete a personalidade marcante da rainha.

"O perfume tem uma nota doce devido à presença da mirra, mas também é balsâmico devido à resina de pinheiro. A fragrância possui nuances especiadas e amadeiradas das duas variedades de canela", detalha Regiani.

O perfume Mendesian, como é conhecido, era um elemento tradicional nas elites da antiga sociedade egípcia.

Além disso, segundo a pesquisadora, Cleópatra também apreciava o aroma das rosas.

"É relatado que quando ela se encontrou com Marco Antônio, ela perfumou as velas de seu barco com o perfume de rosas, para que seu aroma chegasse antes dela, anunciando sua chegada", afirma.

A fragrância está atualmente em exibição na UFSC como parte do evento público "A química dos perfumes". Essa exposição interativa também aborda outras curiosidades relacionadas ao mundo das fragrâncias.

Na visita guiada, os membros do laboratório compartilham informações sobre a história dos perfumes, além de detalhar os processos químicos envolvidos na extração de óleos essenciais.