PIX VAI MUDAR? PIX permitirá fazer compras no crédito, diz presidente do Banco Central

O Pix, sistema de transferências instantâneas, que se popularizou entre os brasileiros, está sendo testado com outras funcionalidades
Marcelo Aprígio
Publicado em 12/08/2023 às 7:57
Desde o lançamento do sistema, milhões de chaves Pix foram cadastradas no diretório do BC Foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL


Os brasileiros poderão realizar compras na função crédito utilizando o Pix em breve. Foi o que afirmou, na sexta-feira (11), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Segundo o executivo, a ferramenta de transferências instantâneas, que se popularizou no Brasil, dispensará o uso do cartão de crédito.

“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, disse Campos Neto durante um evento no Paraná.

Lançado pelo BC em 2020, o Pix está sendo testado com outras funcionalidades, como operações agendadas e pagamentos recorrentes. Além disso, o BC também estuda a possibilidade do uso do Pix para transações internacionais.

AGREGADOR FINANCEIRO

Além da novidade em relação ao Pix, o presidente do BC também prometeu uma ferramenta de agregador financeiro, aplicativo que pretende centralizar produtos e serviços bancários num único ambiente.

“No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um [aplicativo], que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, declarou.

Com informações da Agência Brasil

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory