O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia no quadril. A informação é do portal UOL.
Lula reclama de dores no quadril há vários meses. Agora, os médicos decidiram que é necessário a implantação de uma prótese.
O procedimento, diz a reportagem do UOL, é considerado de baixo risco e tem o objetivo de aliviar as dores do presidente, que tem 77 anos de idade.
Quando e onde será a cirurgia?
A cirurgia no quadril de Lula será realizada pela equipe de médicos do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, mas na unidade de Brasília.
A previsão é de que o procedimento seja feito no dia 29 de setembro. Após a cirurgia, Lula deve ficar de repouso por cerca de uma semana no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília.
"É uma cirurgia convencional para a colocação de uma prótese no quadril. Os pacientes submetidos a este procedimento têm a volta ao normal da mobilidade. A recuperação é rápida. Há fisioterapia e pós-operatório e todo um protocolo, mas em poucos dias o presidente poderá estar no Planalto, podendo despachar do Alvorada normalmente", disse o médico de Lula, Roberto Kalil Filho.
Antes da cirurgia, Lula participará da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, entre os dias 16 e 22 de setembro. Antes dos Estados Unidos, Lula ainda viajará à Índia e Cuba ainda em setembro.
Em novembro, vai a Dubai participar da 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU.
SAÚDE DE LULA
Em março passado, Lula foi diagnosticado com pneumonia. O presidente foi tratado e se recuperou bem.
Em 2012, Lula tratou, com radioterapia, um câncer de laringe. Desde então, o presidente faz acompanhamento com os médicos do Sírio-Libanês.