dívidas

Inadimplência terá queda pela primeira vez em dois anos e meio, diz levantamento

Levantamento aponta diminuição na taxa de inadimplência pela primeira vez em dois anos e meio, veja situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/09/2023 às 15:00
X

 Conforme indicado por um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) em colaboração com a FIA Business School, a inadimplência entre os cidadãos brasileiros está prevista para começar a diminuir a partir deste mês de setembro. Este é o primeiro declínio observado desde março de 2021.

Pesquisa aponta primeira diminuição da inadimplência em 2 anos e meio

De acordo com as descobertas desta pesquisa, a taxa de inadimplência entre os brasileiros poderá apresentar uma tendência de queda a partir deste mês, marcando o primeiro declínio em dois anos e meio no número de devedores. Espera-se que essa tendência continue nos meses de outubro, embora possa voltar a subir em novembro, mas não no mesmo patamar de antes.

A análise é baseada no cálculo da taxa utilizando os "recursos livres" disponíveis em instituições financeiras do Brasil, excluindo as dívidas vinculadas ao Sistema Financeiro Nacional, que apresentam um risco maior de atraso no pagamento. A inadimplência é registrada quando os pagamentos estão atrasados por mais de 90 dias.

Com base nesse cálculo, estima-se que a taxa de inadimplência seja de 5,91% do total de recursos livres. A previsão é que essa taxa diminua para 5,76% em outubro e depois aumente novamente para 5,85% em novembro, mas permanecendo abaixo dos níveis atuais.

 

De acordo com Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, o principal fator que contribuiu para o aumento significativo da inadimplência foi a pandemia, que resultou em um aumento do desemprego e na redução da renda. A injeção de recursos significativos para compensar os impactos do isolamento social também causou inflação, levando a uma redução adicional na renda.

GOVERNO REVELA QUAL SERÁ O VALOR SALÁRIO MÍNIMO EM 2024

Tags

Autor