ONDA DE CALOR

NOTÍCIAS ONDA DE CALOR NO BRASIL: quais as regiões mais atingidas? Veja como se proteger

Pico de calor deve ocorrer entra sexta-feira e segunda-feira, com temperaturas de quase 45 ºC

Imagem do autor
Cadastrado por

Thiago Freire

Publicado em 18/09/2023 às 11:47
Notícia
X

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre um episódio de onda de calor excepcional que se aproxima do Brasil nos próximos dias.

As temperaturas previstas para esta semana e a próxima devem superar significativamente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país

O fenômeno aumenta consideravelmente o potencial para quebra de recordes, tanto para setembro quanto recordes absolutos.

O que é a onda de calor extremo no Brasil?

Nos próximos dias, a presença de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina evitará a chegada de frentes frias ao Brasil, com exceção do estado do Rio Grande do Sul.

Isso resultará em um período prolongado de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta estação na maior parte do país.

Na segunda metade da semana, as temperaturas aumentarão ainda mais, alcançando valores muito acima do normal para setembro, embora o calor intenso não seja incomum nessas regiões durante este mês.

Quais as regiões mais afetadas pela onda de calor?

Inicialmente, as regiões mais quentes estarão concentradas no Sul do Brasil, embora o calor também seja perceptível no Sudeste e no Centro-Oeste.

À medida que a semana avança, a massa de ar quente se deslocará em direção ao centro do país, aumentando sua intensidade na segunda metade da semana.

De acordo com os meteorologistas, o ápice desse calor está previsto para o próximo final de semana, entre os dias 23 e 24 de setembro.

Isso ocorrerá especialmente nas capitais Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, onde novos recordes de temperatura elevada podem ser estabelecidos.

Onda de calor no Brasil

De forma geral, as regiões do Centro-Sul do Brasil serão afetadas por um calor extremo, com temperaturas máximas superando os 40°C em várias áreas, alcançando até 41°C e 43°C no Centro-Oeste, conforme informações da MetSul.

De acordo com o serviço meteorológico, o interior do Brasil também experimentará temperaturas extremamente elevadas nas próximas semanas.

Como se proteger da onda de calor?

Para se proteger da onda de calor no Brasil, beba muita água e evite o sol direto. Use roupas leves e, se possível, resfrie-se em ambientes climatizados.

Também é recomendado evitar atividades ao ar livre intensas e escolher refeições leves.

Fique atento às informações das autoridades e cuide dos vulneráveis, como crianças e idosos.

ONDA DE CALOR NO BRASIL: Veja quais estados serão afetados


Tags

Autor