Enchentes na Líbia: prefeito de principal local afetado é preso; entenda caso
É preso o prefeito de Derna, principal cidade afetada pelas inundações na Líbia, entenda situação vinculadas com enchentes que mataram mais de 10 mil pessoas
Nesta segunda-feira (25), o gabinete do procurador-geral da Líbia indicou que o prefeito da cidade de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, foi preso. Motivo de detenção do político tem relação com as inundações na Líbia, Derna foi uma das principais cidades afetadas pelas enchentes.
Prefeito de Derna é detido por suspeita de negligência em caso de inundações na cidade
O motivo da prisão do até então prefeito de Derna foi a suspeita de má gestão e negligência no caso do colapso das barragens, situação que gerou a inundação da cidade duas semanas atrás. O caso gerou 11,3 mil mortes e até agora 10 mil desaparecidos.
Abdulmenam al-Ghaithi não foi o único, o procurador-geral emitiu ordens de detenção para oito autoridades locais da região. Em 2007 houve um contrato para reparação das barragens, mas a ação nunca foi cumprida.
Depois da guerra civil em 2011, a Líbia é dividida em dois principais governos, o grupo que emitiu a prisão do prefeito de Derna faz parte do gestão da Unidade Nacional, que controla a região oeste da Líbia, enquanto Derna faz parte da região leste, que está sob comando do Exército Nacional da Líbia. Grande parte da comunidade internacional reconhece a Unidade Nacional como legítimo.
As enchentes na Líbia ocorreram após a tempestade Daniel, que afetou principalmente a cidade de Derna. O cenário no local é de destruição.