internacional

Enchentes na Líbia: prefeito de principal local afetado é preso; entenda caso

É preso o prefeito de Derna, principal cidade afetada pelas inundações na Líbia, entenda situação vinculadas com enchentes que mataram mais de 10 mil pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 25/09/2023 às 8:11 | Atualizado em 25/09/2023 às 9:21
Notícia
X

Nesta segunda-feira (25), o gabinete do procurador-geral da Líbia indicou que o prefeito da cidade de Derna, Abdulmenam al-Ghaithi, foi preso. Motivo de detenção do político tem relação com as inundações na Líbia, Derna foi uma das principais cidades afetadas pelas enchentes. 

Prefeito de Derna é detido por suspeita de negligência em caso de inundações na cidade

O motivo da prisão do até então prefeito de Derna foi a suspeita de má gestão e negligência no caso do colapso das barragens, situação que gerou a inundação da cidade duas semanas atrás. O caso gerou 11,3 mil mortes e até agora 10 mil desaparecidos

Abdulmenam al-Ghaithi não foi o único, o procurador-geral emitiu ordens de detenção para oito autoridades locais da região. Em 2007 houve um contrato para reparação das barragens, mas a ação nunca foi cumprida. 

Depois da guerra civil em 2011, a Líbia é dividida em dois principais governos, o grupo que emitiu a prisão do prefeito de Derna faz parte do gestão da Unidade Nacional, que controla a região oeste da Líbia, enquanto Derna faz parte da região leste, que está sob comando do Exército Nacional da Líbia. Grande parte da comunidade internacional reconhece a Unidade Nacional como legítimo. 

 

As enchentes na Líbia ocorreram após a tempestade Daniel, que afetou principalmente a cidade de Derna. O cenário no local é de destruição. 

Tags

Autor