STF

Lembra do Bessias? Sete anos depois de viralizar por causa de ligação entre Dilma e Lula, agora, ele é cotado para ser ministro do STF

Jorge Messias, o Bessias, é o atual AGU e pode virar ministro do STF, já que é considerado fiel ao PT

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 27/09/2023 às 11:54
X

Lembra do "Bessias"? Em 2016, esse nome viralizou após ser captado em uma ligação, na qual a então presidente Dilma Rousseff disse a Lula que enviaria pelo "Bessias" um termo de posse para ser usado em "caso de necessidade". Sete anos depois, em 2023, Bessias é um dos favoritos para assumir a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que será aberta nos próximos dias com a aposentadoria de Rosa Weber. Conheça:

O nome verdadeiro de Bessias é Jorge Messias. E, diferente do que muitos acreditam, na verdade, Dilma não falou "Bessias", mas, sim, "Messias". A confusão ocorreu em razão dá precária qualidade do áudio da ligação captada pela Justiça, que fez parecer que o "M" havia sido trocado por um "B".

QUEM É JORGE MESSIAS, O BESSIAS? Entenda por que ele é cotado para ser ministro do STF no lugar de Rosa Weber

Jorge Messias tem 43 anos de idade, é natural do Recife e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, segundo o jornal O Estado de São Paulo. Hoje, ele é o advogado-Geral da União.

Messias ingressou no serviço público em 2022, após ser aprovado em concurso de técnico bancário da Caixa Econômica Federal. Também é professor colaborador e integra grupo de pesquisa na Universidade de Brasília (UnB).

Messias é procurador da Fazenda Nacional. "Já ocupou cargos nos ministérios da Educação, Ciência e Tecnologia Casa Civil durante o governo Dilma. Foi também procurador no Banco Central e no BNDES, além de ter atuado como assessor parlamentar do senador Jaques Wagner (PT-BA)", diz site do PT.

Aliado do PT

Jorge Messias foi subchefe para assuntos jurídicos da Presidência no governo de Dilma Rousseff. Os apoiadores de Messias à vaga de ministro do STF afirmam que o atual AGU ficou ao lado de Dilma nos momentos mais difíceis do governo dela, inclusive, durante o impeachment.

Vazamento de ligação entre Dilma e Lula

Na ligação de 2016, Dilma disse a Lula que o "Bessias" levaria um termo de posse para ser usado em "caso de necessidade". À época, a então presidente havia nomeado Lula como ministro-chefe da Casa Civil e a medida foi considerada uma forma de fazer com que Lula ganhasse foro privilegiado evitando que o petista fosse investigado por Sérgio Moro, na Operação Lava Jato. Relembre a transcição:

  • Dilma: "Alô."
  • Lula: "Alô."
  • Dilma: "Lula, deixa eu te falar uma coisa."
  • Lula: "Fala, querida. Ahn?"
  • Dilma: "Seguinte, eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!"
  • Lula: "Uhum. Tá bom, tá bom."
  • Dilma: "Só isso, você espera aí que ele tá indo aí."
  • Lula: "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando."
  • Dilma: "Tá?!"
  • Lula: "Tá bom."
  • Dilma: "Tchau."
  • Lula: "Tchau, querida."

 ROBERTO STUCKERT FILHO/PR
Após julgamento no STF formar maioria, Dilma poderá manter direitos políticos. Ação queria tornar ex-presidente inelegível, situação ocorreu por conta de peculiaridade durante o julgamento do impeachment - ROBERTO STUCKERT FILHO/PR

Depois do vazamento da ligação, segundo a reportagem da Folha, pessoas próximas consideram que Messias sofreu consequências pessoais e profissionais.

A nomeação de Messias ao STF, na avaliação desses auxiliares de Lula, seria uma forma de recompensá-lo.

Aliados de Lula querem Jorge Messias no STF

Conselheiros do presidente Lula querem demovê-lo da ideia de alçar o atual ministro da Justiça, Flávio Dino, ao posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga de Rosa Weber. As informações são da Folha de São Paulo.

De acordo com a reportagem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado Jaques Wagner (ex-governador da Bahia), preferem que Lula escolha para o STF o atual advogado-Geral da União, Jorge Messias.

A apuração da Folha dá conta de que, na avaliação desses auxiliares de Lula, Messias é mais alinhado aos interesses do Partido dos Trabalhadores, do que Flávio Dino.

Padilha e Wagner, segundo a Folha, acreditam que Flávio Dino não seria tão fiel a Lula, no STF, quanto Jorge Messias.

Quem será o substituto de Rosa Weber?

Lula tem sido pressionado a escolher uma mulher negra para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber.

No entanto, nesta semana, o presidente afirmou que o critério para a escolha não será nem de gênero nem de raça. 

Nos bastidores, Flávio Dino tem sido considerado o favorito para a escolha de Lula. Ele ganhou o apoio, inclusive, do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também é cotado para assumir a vaga no STF.

Tags

Autor