8 DE JANEIRO

Operação da PF realiza buscas contra ex-membro das Forças Especiais do Exército por envolvimento nos ataques de 8 de janeiro

General da reserva Ridauto Lúcio Fernandes é suspeito de ser um dos idealizadores dos atos golpistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 29/09/2023 às 9:36 | Atualizado em 29/09/2023 às 9:49
Notícia
X

Nesta manhã de sexta-feira (29), a Polícia Federal executou um mandado de busca e apreensão na cidade de Brasília, tendo como alvo o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, que é acusado de participar dos eventos golpistas ocorridos em 8 de Janeiro. Essa ação faz parte da 18ª fase da Operação Lesa Pátria (detalhes abaixo).

Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de ativos e valores do investigado. O general é visto pela investigação como um executor e possivelmente um dos mentores dos atos golpistas.

Durante a operação, foram apreendidas armas pertencentes ao general.

Ridauto Lúcio Fernandes, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, possui vínculos com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele foi nomeado para essa posição em julho de 2021 e exonerado no último dia do governo de Jair Bolsonaro, 31 de dezembro.

Atualmente, o general Ridauto Lúcio Fernandes atua como professor no Instituto Sagres de Política e Gestão Estratégica Aplicadas, conforme informações disponíveis na página da instituição na internet.

Investigação

De acordo com apuração feita pela TV Globo foi revelado que a nova fase da Operação Lesa Pátria está focada em identificar possíveis membros das Forças Especiais do Exército que podem ter liderado as invasões às sedes dos Três Poderes.

Imagens indicam que os primeiros incidentes foram provocados por indivíduos mascarados e usando luvas, que abriram caminho para outros apoiadores de Bolsonaro, escalando os telhados do Congresso Nacional.

As evidências apontam para uma ação altamente profissional durante os ataques, sugerindo que os envolvidos tinham conhecimento prévio das instalações e possuíam treinamento adequado.

Lesa Pátria

Os mandados desta sexta-feira são cumpridos no âmbito da 18ª fase da Operação Lesa Pátria, que tenta identificar os bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

*Com informações do G1

Tags

Autor