Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Marrocos, a cerca de 75 km de Marrakech, na noite dessa sexta-feira (8), com profundidade de 18,5 km, considerada rasa.
Informações da emissora estatal Al-Aoula e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relataram que o epicentro do abalo sísmico ocorreu na cidade de Oukaïmedene, por volta das 23h (às 19h, no horário local).
TERREMOTO MARROCOS
De acordo com o Ministério do Interior, o caso já é o maior registo de sismo a atingir o país, nos últimos 100 anos, com base nos dados do Serviço Geológico dos EUA:
AAAAAServiço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
A emissora informou, ainda, que as equipes de resgate, que deram início às buscas ainda na noite de ontem, têm tido dificuldade para chegar até as áreas de maior devastação, devido aos desmoronamentos das estradas de acesso.
Para atender à demanda da quantidade de feridos, o Centro de Transfusão de Sangue e Hematologia do Marrocos deu início a uma campanha de doação de sangue alegando haver "urgência na utilização do recurso".
TERREMOTO MARROCOS QUANTOS MORTOS?
Dados atualizados às 7h24 desta manhã de sábado (9), pela emissora CNN, apontam que já são, pelo menos, 820 mortes e 672 pessoas feridas, de acordo com a Al-Aoula e o Ministério do Interior. Há, também, pelo menos 205 pessoas em estado crítico.
MAGNITUDE
De acordo com a Escala de Ritcher, utilizada para quantificar a magnitude de um sismo em uma base de 0 a 10, um terremoto de magnitude entre 6,1 e 6,9, como é o caso do Marrocos (6,8) já pode ser considerado devastador, em uma zona de 100 km, o chamado epicentro.