Com o aumento da conta de energia elétrica, houve o aumento da inflação brasileira no mês de agosto. As alterações apresentadas no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação no país, indicaram um aumento inflacionário no último mês. Veja como fica e acúmulo anual até agora.
Energia elétrica gera aumento na inflação brasileira
O aumento da conta de energia elétrica, causada pelo fim do bônus positivo de Itaipu, gerou uma elevação na inflação em agosto. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que o IPCA aumentou em 0,23% no último mês.
A partir desse contexto, a inflação brasileira chegou em um acumulado de 4,61% no intervalo de 12 meses, apenas no período de 2023 o índice está em 3,23%.
Na última medição do IPCA, a inflação de junho deteve um aumento, porém menor quando comparado com a quantia atual, chegando em 0,12%.
Apesar da alta na inflação, houve uma melhoria, quando comparada com a previsão do mercado financeiro, que esperava um aumento de 0,29% na inflação de agosto.
Mesmo com a elevação da inflação, a situação ainda é positiva no grupo de alimentação e bebidas. A categoria continua em queda na inflação com uma diminuição de 0,85% no índice no mês de agosto. Essa é a terceira queda seguida da inflação nesse grupo desde o início do governo Lula (PT).