INTERNACIONAL

Em encontro com Putin hoje (13), Kim Jong-un declara apoio incondicional à Rússia

Autoridades dos Estados Unidos acreditam que encontro entre Putin e Kim Jong-un poderá levar a um acordo de armas entre Rússia e Coreia do Norte

Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/09/2023 às 10:06
Chegada de  Kim Jong-un à Rússia.
Chegada de Kim Jong-un à Rússia. - AFP Photo/KCNA via KNS

Nesta quarta-feira (13), o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se reuniram no centro espacial russo Cosmódromo de Vostochny para discutir pontos de cooperação entre os países. 

Apesar da conversa ter ocorrido em privado, os momentos abertos ao público foram utilizados para apresentar Kim Jong-un como um aliado de Putin. O líder norte-coreano chegou a dizer que "estaria sempre ao lado da Rússia". Veja mais sobre encontro entre as lideranças políticas. 

Kim Jong-un defende cooperação e apoio incondicional à Rússia

Segundo informações divulgadas pela CNN, Putin apresentou aos repórteres no local que o foco do encontro era discutir "questões de cooperação econômica, questões humanitárias e a situação na região". Kim Jong-un também apontou o desejo por cooperar com a Rússia em diversas linhas de frente e que acredita que reunião servirá para aproximar as relações bilaterais entre os países. 

O líder da Coreia do Norte declarou que a cooperação entre a Rússia e seu país era necessária para que haja "ajuda na guerra de independência". Ainda citando indiretamente a Guerra da Ucrânia, Kim Jong-un elogiou Putin por ter "se levantado contra as forças hegemônicas" e defender a soberania e segurança de seu país. 

Ainda nessa lógica, King Jong-un e declarou "apoio total e incondicional a tudo o que a Rússia faz em resposta", continuando a citar indiretamente conflito com os Estados Unidos e o Ocidente. O líder também citou que "na linha da frente do anti-imperialismo e da independência, estarei sempre ao lado da Rússia". 

 

Leia Também

Do lado ocidental, autoridades dos Estados Unidos acreditam e alertam que o encontro possa ser uma tentativa de acordo para que a Coreia do Norte envie armas para Rússia na guerra da Ucrânia.

Líder do grupo Wagner morre em queda de avião na Rússia

Tags

Autor

Webstories