O presidente Lula vai ter uma agenda movimentada neste final de semana e estará em dois países para se reunir com representantes de outras importantes nações.
O QUE LULA VAI FAZER?
Nesta sexta-feira, dia 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parte em viagem rumo à capital cubana para participar do G77+China. O voo está marcado para meio-dia.
Após desembarcar, a programação prevê que Lula descanse no primeiro dia. No sábado, dia 16, ele vai proferir o primeiro discurso na cúpula, cujo tema central é "os desafios atuais para o desenvolvimento: o papel da ciência, da tecnologia e da inovação".
Durante a estadia, o presidente brasileiro tem dois encontros bilaterais programados. O primeiro deles será com Qu Dongyu, diretor-geral da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Em seguida, Lula se reunirá com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Ambas as reuniões ocorrerão em caráter privado.
Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro a Cuba desde 2014. Lula já havia visitado o país em três benefícios anteriores, nos anos de 2003, 2008 e 2010.
Agenda de Lula
A presença de Lula na cúpula faz parte da atual estratégia diplomática do governo, que visa fortalecer laços com as nações em desenvolvimento, buscando equilibrar o diálogo com as nações mais ricas. Além disso, há a intenção de angariar apoio para reformas na governança da Organização das Nações Unidas (ONU).
No sábado, Lula embarca para Nova York, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.