Ao longo desta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Nova York, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas, a partir desta terça-feira (19).
Em regra, é justamente o presidente brasileiro o primeiro a falar aos demais chefes de estado e diplomatas presentes na reunião que acontece uma vez ao ano, nos Estados Unidos. Esta será a 78ª edição da assembleia.
DISCURSO DE LULA NAS NAÇÕES UNIDAS
Neste discurso, Lula deverá apresentar as principais diretrizes sobre sua política externa.
Um dos principais objetivos da assembleia deste ano é discutir como as nações poderão cumprir a agenda 2030, que define medidas a serem tomadas para um desenvolvimento mais sustentável.
Agenda do presidente Lula
Nos Estados, Lula também participará de um evento ao lado do presidente americano, Joe Biden.
Segundo o Palácio do Planalto informou, Lula terá encontros com várias outras autoridades estrangeiras, enquanto estiver nos Estados Unidos.
CIRURGIA
Quando voltar ao Brasil, Lula será submetido a uma cirurgia prevista há algumas semanas para implantar uma prótese no quadril.
O presidente reclama de dores na região há meses. A cirurgia será feita com médicos de São Paulo na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês.
A previsão é de que o procedimento seja feito no dia 29 de setembro. Após a cirurgia, Lula deve ficar de repouso por cerca de uma semana no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília.
Logo após se recuperar, Lula embarcará, em novembro, para Dubai, onde participará da 28ª Cúpula do Clima (COP) da ONU.