repatriação

Lula conversa com presidentes da Palestina e Egito sobre resgates de brasileiros em Gaza

Lula conversou por telefone com presidentes da Autoridade Palestina e do Egito, principal objetivo era discutir passagem de brasileiros pela fronteira da Faixa de Gaza. Lula também se disponibilizou com presidente da Palestina para ajudar em negociações de paz com Israel

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/10/2023 às 17:22
X

Neste sábado (14), o presidente Lula (PT) manteve uma conversa por telefone como presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. O diálogo entre os políticos ocorre em meio à mobilização brasileira para repatriar de maneira segura pessoas ainda na Faixa de Gaza

Segundo informações da Agência Brasil, o principal objetivo da conversa era obter apoio do presidente da Autoridade Palestina para facilitar a repatriação segura dos brasileiros em Gaza. 

A aeronave destinada a trazer ao país os brasileiros na Faixa de Gaza já chegou em Roma, mas aguarda permissão do Egito, da Palestina e de Israel para que ocorra uma travessia entre as fronteiras. Ao buscar o apoio palestino nessa empreitada, Lula relembrou a Abbas que o Brasil reconhece o Estado Palestino oficialmente. 

Os dados oficiais também destacaram a preocupação de Lula  com a situação dos civis na Faixa de Gaza, bloqueados pelos israelenses de receber ajuda humanitária.

Além de condenar a situação dos reféns em Israel, Lula também indicou que pessoas em Gaza não podem pagar pelas ações daqueles que desejam guerra, referenciando o grupo palestino Hamas. 

Também é indicado que tanto o presidente da Autoridade Palestina quanto Lula concordaram sobre a necessidade de uma solução política para garantir a paz na região do Oriente Médio. Mantendo a lógica diplomática brasileira, Lula afirmou que o Brasil estaria a disposição para ajudar em encontrar caminhos para paz. 

Lula também conversou com presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para garantir o apoio egípcio para retirar brasileiros na Faixa de Gaza. Lula também concordou que a melhor solução seria a defesa de dois Estados, um de Israel e outro da Palestina.

Neste sábado, Egito e Israel chegaram em um acordo para permitir a retirada de estrangeiros, como os brasileiros, que estejam na Faixa de Gaza. A ação também obteve aprovação dos grupos Hamas e Jihad Islâmica. 

LULA diz que 'é urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas'

Tags

Autor