Israel X Hamas

Israel anuncia criação de zona humanitária em local de Gaza já atingido por exército

Israel anuncia zona humanitária internacional no sul da Faixa de Gaza, situação ocorre após negociações de diversos países e ataque em hospital

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/10/2023 às 6:43
Notícia
X

Nesta quarta-feira (18), o governo de Israel pediu aos palestinos da Faixa de Gaza para irem até Al-Mawasi, próximo de Khan Younis, no sul de Gaza. Foi informado pela gestão de Benjamin Netanyahu que será criada no local uma zona de "ajuda humanitária internacional"

Foi mantido a exigência de que os palestinos saíam da região norte da Faixa de Gaza em direção ao sul. Como a zona humanitária também está localizada nesta área, a localização do espaço tem o objetivo de desabrigar a região na qual relatam que irão atacar fortemente em breve. 

A decisão ocorre após dias de negociações entre Egito, Brasil, Estados Unidos e outros países para criar uma zona segura para fugitivos do conflito em Gaza entre Israel e Hamas

Apesar do pedido para que pessoas migrem para o sul da Faixa de Gaza, a agência da ONU para os refugiados palestinos relatou que Khan Younis e outros locais da região já foram atingidas por ataques aéreos. 

O pedido de migração de mais de 1 milhão de pessoas para área sul foi condenada pela ONU, que considerou que a mobilização de um grupo tão grande em tão pouco tempo causaria "consequências humanitárias devastadoras". Após o anúncio dessa determinação, cerca de 70 palestinos foram mortos em ataques aéreos de Israel tentando ir do norte para o sul. 

A divulgação de uma zona humanitária ocorre um dia depois que um ataque a um dos hospitais da Faixa de Gaza matou ao menos 500 pessoas, a maioria crianças e mulheres. O Hamas responsabiliza Israel pelo ataque e chama as ações realizadas de "genocídio". 

Israel prepara invasão de Gaza, devastada por bombas e com um milhão de deslocados

Tags

Autor