PIB

Prévia do PIB tem queda após dois meses de alta; veja os números da economia brasileira

Índice que "prevê" PIB brasileiro aponta queda nos índices de agosto após dois meses de alta, confira os números e entenda a situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/10/2023 às 10:34
X

Nesta sexta-feira (20) foi divulgado pelo Banco Central o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), material que é considerado a "prévia" do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com os dados do IBC-BR, a economia registrou uma queda de 0,77% no mês de agosto.

Essa retração nos indicadores econômicos do PIB surge após dois meses consecutivos de crescimento na economia brasileira e representa a maior diminuição desde o acentuado declínio de 1,85% observado em maio de 2023.

Comparado ao mesmo período de agosto de 2022, o índice mostrou um aumento de 1,28%. No acumulado do ano de 2023, houve um crescimento de 3,06%, enquanto nos últimos 12 meses (a partir de agosto de 2022), o aumento foi de 2,82%.

O IBC-BR, elaborado pelo Banco Central, tem o propósito de antecipar o desempenho do PIB, embora, por ser uma estimativa, nem sempre coincida com os resultados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse índice é um dos indicadores utilizados pelo Banco Central para embasar decisões relacionadas à taxa de juros básica do Brasil.

TAXA SELIC É REDUZIDA EM 0,5% pelo BANCO CENTRAL

Tags

Autor