A corrida pela vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) continua enquanto o presidente Lula se recupera de sua cirurgia no quadril. Informações de colunista indicam que um dos principais cotados para o cargo, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), jantou com um dos indicados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.
Flávio Dino janta com ministro Kassio Nunes Marques, indicado de Bolsonaro no STF
Segundo a coluna de Igor Gadelha no Metrópoles, o ministro Flávio Dino jantou cerca de 15 dias atrás com o ministro do STF Kassio Nunes Marques. De acordo com o material, o encontro com o primeiro indicado de Bolsonaro para o Supremo teve o objetivo de aproximar os dois, que, relatam os bastidores, não tinham uma relação boa.
A aproximação entre Kassio Nunes e Flávio Dino ocorre meses depois de que os dois brigavam nos bastidores para que escolhessem os desembargadores que seriam indicados por Lula para o Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1).
Uma possível melhora nas relações com ministros mais distantes do governo Lula poderia ser um diferencial de Dino da disputa pelo cargo no STF, que é preterido pelo PT na corrida.
Apesar de ser um dos mais falados dentro da cúpula do governo, parte do PT é contra a indicação de Dino. A argumentação da sigla do presidente Lula é de que o atual ministro da Justiça não segue o alinhamento com o petismo. O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, também são cotados para assumir a vaga no STF.