Após um fim de semana com escalamento dos atos de violência entre Israel e o grupo palestino Hamas, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se pronunciou sobre situação no Oriente Médio.
Durante viagem à Indonésia, Mauro Vieira apelou pelo fim da violência no local e indicou que a falta de negociação entre os países poderá gerar um conflito maior.
Ministro da Relações Exteriores clama por fim da violência entre Israel e Hamas
Durante um encontro sobre mobilidade sustentável, em Jacarta, na Indonésia, o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, usou um momento para falar sobre a situação de violência entre Israel e o grupo palestino Hamas.
Sobre o conflito, o ministro das Relações Exteriores indicou que "todos deveriam imediatamente interromper a violência e exercer o máximo de autocontenção para evitar que a situação escale ainda mais".
Mauro também apontou a defesa da criação de dois países distintos com delimitação clara de fronteiras e que a dinâmica atual entre Israel e Palestina é "insustentável". Também foi citado que é fundamental uma solução para que que seja possível "Israel e Palestina convivendo em paz e segurança e com fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas".
O ministro do governo Lula (PT) também relembrou que no domingo (08) o Brasil presidiu uma reunião de emergência no Conselho de Segurança da ONU para discutir o tema. O país se tornou presidente do Conselho no dia 1º de Outubro.