Nesta segunda-feira (23), o dólar e o Ibovespa abriram em queda. A situação ocorre em meio ao conflito entre Israel e Hamas e em uma semana que divulga os resultados da economia dos Estados Unidos. Apesar do resultado negativo para ambos, o declínio do dólar é leve.
As informações apresentadas pelo mercado de investimento é de que o dólar está em leve queda nesta manhã. Às 10h10 foi indicado uma diminuição de 0,03%, com US$ 1 a R$ 5,0286. A partir do resultado da última sexta-feira (20), o acúmulo da moeda estadunidense é de queda de 1,15% na semana, alta de 0,07% em outubro e diminuição de 4,69% no ano.
Já o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, foi identificado uma forte queda na pontuação, com declínio de 0,66%, chegando em 112.409 pontos. Baseado no resultado da sexta-feira, o acúmulo do Ibovespa é de queda de 2,25% na semana, queda de 2,93% no mês e alta de 3,12% no ano.
Esse contexto de instabilidade, mesmo que leve no dólar, é baseada no início de mais uma semana de conflito entre Israel e Hamas. Além da questão humanitária, os investidores temem a alta do preço das commodities, como é o caso do petróleo, que já sofreu oscilações nestas semanas.
O aguardo pelos resultados econômicos dos Estados Unidos também pioram as oscilações nos investimentos. Nesta semana será apresentado o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) estadunidense em seu terceiro trimestre.