Foi lançado o Smart Shopping, projeto inovador que vai usar a Inteligência Artificial (IA) generativa para atender e registrar as necessidades de cada cliente no Shopping Recife.
O CESAR, centro de inovação que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais, fez parceria com a consultoria DeepDive e o Shopping Recife para o lançamento do Smart Shopping.
A proposta é que os clientes acessem um atendimento personalizado, desde um simples comando de voz até mensagens de texto, sem precisar baixar qualquer aplicativo.
“Hoje em dia, a visita do consumidor ao shopping não é mais uma necessidade primordial de compra. Por isso, o shopping do futuro tem a missão de guiar o público e entender a razão por trás de suas visitas, proporcionando um atendimento personalizado", afirmou Jimens Lima, Gerente Sênior de Tecnologia do projeto do CESAR.
Smart Shopping: projeto impulsiona uso de IA em estabelecimentos
A primeira fase do projeto começou esta semana e tem duração prevista de um mês, realizando testes e pesquisas com um grupo de clientes selecionados no Shopping Recife.
A ideia é que em seis meses, a IA já seja capaz de fornecer os serviços personalizados, incluindo sugestões de diversão, links diretos para compras, serviços e produtos, compreendendo comandos de áudio e mensagens de texto. Esta tecnologia inteligente também coletará dados e criará um histórico de consumo, permitindo uma experiência de compra verdadeiramente personalizada.
O Smart Shopping oferecerá uma assistência virtual com chatbot inteligentes e outras interfaces, que garantam comodidade e acessibilidade aos clientes. Os recursos incluirão ainda a reserva de cadeiras de rodas, ingressos de cinema e até mesmo a localização de objetos perdidos.
“O Shopping Recife está comprometido com a inovação e aprimoramento contínuo, com um foco claro em entender cada vez mais as necessidades de nossos clientes. Ao longo de nossos mais de 40 anos de existência, cultivamos um espírito pioneiro que nos orienta na busca por novos caminhos e na excelência em todas as interações, tanto no ambiente físico quanto no digital," afirma Renata Cavalcanti, superintendente do Shopping Recife.
Segundo a Abrasce, Associação Brasileira de Shopping Centers, os shoppings brasileiros recebem cerca de 443 milhões de visitas por mês. Com essa alta demanda, o Smart Shopping destaca-se por se adaptar a uma variedade de canais de comunicação.
O objetivo é proporcionar um atendimento prático e eficiente, eliminando a necessidade de baixar múltiplos aplicativos para cada shopping visitado. Este projeto fortalecerá o relacionamento entre consumidores e lojistas, tornando a experiência de compras cada vez mais personalizada. CESAR e DeepDive estão comprometidos em guiar a jornada do consumidor e trazer essa inovação para shoppings em todo o Brasil.
De acordo com Laureane Cavalcanti, fundadora e consultora na DeepDive, com expertise em Shopping Centers. “É essencial oferecer apoio aos clientes dos shoppings em todos os canais de relacionamento, de modo a verdadeiramente impactar positivamente em suas jornadas e criar valor para todas as partes envolvidas, ou seja, Shoppings, Clientes e Lojistas.”