O prazo final para pedir a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (17).
Podem solicitar esse procedimento os candidatos que enfrentaram problemas logísticos, como desastres naturais ou falta de energia no local da prova; questões de saúde, como doenças infectocontagiosas; ou aqueles que foram designados a realizar o exame a mais de 30 quilômetros de sua residência.
A solicitação deve ser feita por meio da Página do Participante, e a reaplicação está programada para ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro.
O QUE PRECISA PARA PEDIR REAPLICAÇÃO?
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que, "nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser respaldados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Inep".
No contexto de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas ocorrências registradas.
Para requerer a reaplicação do exame, o candidato precisa acessar a Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Após o envio, os dados inseridos no pedido não poderão ser modificados.