O presidente Lula (PT) indicará o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSDB), para assumir a cadeira deixada pela ex-ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) ainda nesta segunda-feira (27). A informação é de Bruno Boghossiaz e Julia Chaib, da Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, o anúncio deve ser feito ainda hoje, antes do embarque do presidente para a Arábia Saudita, onde ele terá encontros com autoridades locais antes da COP 28, que acontece a partir do próximo dia 30, em Dubai.
A escolha por Dino teria sido sacramentada e informada a aliados no último domingo (26). A equipe de Lula calcula que o nome do ministro seja aprovado pelo Senado antes do recesso parlamentar, que tem início em 23 de dezembro.
Além de Dino, Lula também deve anunciar nesta segunda-feira o nome de Paulo Gonet para o comando da PGR (Procuradoria Geral da República).
Nas últimas semanas, o nome de Dino havia sido preterido em função de uma preferência por Jorge Messias, o atual advogado geral da União (AGU). O nome do "Bessias" havia ganhado força após apoio do Partido dos Trabalhadores.