ministérios

Celso Sabino volta a ser ministro do Turismo de Lula após pedir exoneração semana passada; entenda

Celso Sabino volta para liderança do Ministério do Turismo de Lula menos de uma semana depois de pedir exoneração do cargo

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 04/12/2023 às 8:36
X

Exonerado na última quarta-feira (30/11), Celso Sabino (União Brasil-PA) volta ao cargo de ministro do Turismo do Governo Lula (PT) nesta segunda-feira (04). A retomada de Sabino foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União (DOU), menos de uma semana após a saída do político. 

Após intervenção na Câmara, Celso Sabino volta ao Ministério do Turismo

Ministro do Turismo desde julho deste ano, após o União Brasil solicitar a substituição de Daniela Carneiro de sua cota de partido, Celso Sabino havia comunicado seu pedido de exoneração na última quarta-feira, com o objetivo de retornar à Câmara dos Deputados.

A intenção de Sabino era retomar o cargo de deputado federal para poder apresentar emendas de seu interesse na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. Durante esses cinco dias de intervalo, Carlos Henrique Menezes Sobras ocupou interinamente o cargo de ministro do Turismo.

Desde o início do processo de exoneração, Sabino havia esclarecido que seu retorno ao Legislativo seria temporário. Em seu comunicado sobre o caso, Celso afirmou que a volta à Câmara visava "honrar compromissos assumidos com a população de vários municípios paraenses por meio da destinação de emendas parlamentares que serão voltadas para áreas como saúde, educação, infraestrutura, entre outras".

O caso de Sabino não é isolado, mesmo durante a terceira gestão do presidente Lula. Na semana anterior, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD-MT), também solicitou exoneração para exercer temporariamente no Senado, retornando ao cargo dois dias depois.

LULA troca importante MINISTRO de seu GOVERNO; veja o novo nome

Tags

Autor