Após convite de Milei, Bolsonaro viaja para Argentina nesta semana; ação afasta Lula de cerimônia
Bolsonaro viaja para Argentina nesta quinta-feira (07). Ida de Bolsonaro à posse de Milei causa maior pressão entre aliados de Lula para que presidente brasileiro não vá na cerimônia do novo presidente argentino
Após o convite do futuro presidente argentino, Javier Milei, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou sua presença na posse argentina, agendada para o próximo domingo, 10 de dezembro. A ação acaba por diminuir as chances do presidente Lula (PT) comparecer ao evento.
Bolsonaro viaja para Argentina nesta quinta (07)
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, Bolsonaro recebeu oficialmente o convite para posse nesta segunda-feira (04) e planeja viajar para Buenos Aires na quinta-feira, (07).
Já existem planos de que Javier Milei recepcione Bolsonaro e seus aliados que participarão da viagem na sexta-feira (08). É indicado que os políticos já organizam suas agendas para um encontro em Buenos Aires.
Ida de Bolsonaro para posse de Milei diminui chances de que Lula compareça à cerimônia
A decisão de Bolsonaro de participar da posse de Milei, um político de extrema-direita, e o convite realizado pelo novo presidente da Argentina levantam questionamentos entre os aliados do presidente Lula. Alguns acreditam que Luiz Inácio não deveria comparecer à cerimônia e sugerem que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, represente o Brasil.
Embora diplomatas brasileiros e argentinos se organizavam para garantir a presença de Lula no evento, há receios entre os próximos ao presidente brasileiro de que Milei possa não ser confiável e utilize o momento para se contrapor ao líder petista.
Os articuladores do presidente brasileiro se preocupam com a possibilidade de que Luiz Inácio possa ser vaiado ou insultado por apoiadores do novo líder argentino, que já fez declarações chamando Lula de corrupto e comunista.