PIB

BC projeta aumento na alta do PIB e queda na inflação de 2023; confira dados

Novo relatório do Banco Central apresenta uma elevação na previsão de crescimento do PIB brasileiro, enquanto as projeções para inflação diminuíram

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 21/12/2023 às 12:21
X

O Relatório de Inflação do terceiro trimestre de 2023, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC) nesta quinta-feira (21), traz perspectivas animadoras para a economia do país. Os dados indicam um aumento na previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e uma redução na estimativa de inflação para o ano.

Banco Central lança novo relatório com projeções sobre economia do Brasil 

BC aumenta previsão de crescimento do PIB de 2023

O Banco Central elevou em 0,1% a previsão do PIB brasileiro ao término de 2023, projetando um crescimento de 3% na soma de todos os bens e serviços realizados no país ao longo do ano.

Essa alteração na projeção segue a divulgação de um crescimento de 0,1% do PIB no terceiro trimestre de 2023, superando as expectativas dos analistas econômicos, que previam uma queda de 0,2% em relação ao trimestre anterior.

A revisão positiva coloca a projeção do Banco Central ligeiramente acima do valor apresentado pelo mercado no relatório Focus, que estima um aumento total de 2,92% no PIB para o ano de 2023.

Caso essa estimativa se concretize, a situação representará uma relativa estabilidade em comparação com o ano de 2022, que também registrou um crescimento de 3% na economia.

ECONOMIA: Inflação de setembro no BRASIL tem alta de 0,26%

Estimativa da inflação foi diminuída em novo relatório do BC

O Banco Central (BC) revisou para baixo a estimativa da inflação para o ano de 2023. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial, teve sua projeção reduzida em 0,4%, agora apontando para 4,6% no final do ano, conforme indicado no mais recente relatório divulgado.

O relatório Focus desta semana também reflete essa tendência, mas com índices ainda menores com os economistas prevendo uma inflação de 4,49%, marcando a primeira projeção abaixo de 4,5% em mais de um ano.

Ao considerar a perspectiva de uma inflação de 4,6%, o BC diminuiu a probabilidade de descumprimento da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A estimativa para a inflação em 2024 permaneceu inalterada em 3,5%, conforme destacado no documento divulgado hoje. Considerando que a meta de inflação para o próximo ano é de 3%, o intervalo aceitável situa-se entre 1,5% e 4,5%.

Tags

Autor