A pernambucana Karla Falcão ganhou uma das categorias do XXI Prêmio Michelin de Melhores Projetos de Fim de Curso sobre Inovação, Qualidade, Organização e Investigação da Universidade de Valladodid, na Espanha.
Karla ganhou na categoria de "organização" ao criar um projeto para implementação de um turismo sustentável no Parque Nacional do Catimbau, localizado na cidade de Buíque, Pernambuco.
Karla Falcão foi bolsista e é a primeira da família a terminar mestrado
Com 31 anos, Karla Falcão nasceu no Recife, mas foi criada em Paulista, no bairro do Maranguape II. Quinta filha de uma mãe solo, Karla se formou em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), conseguiu realizar o mestrado na Espanha por uma bolsa colaborativa entre a Universidade de Valladodid e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
Moda sustentável do Pina e de Brasília à venda em vitrine digital no RioMar
Plano estratégico visa criação de turismo sustentável no Parque Nacional do Catimbau
Além de desenvolver um turismo sustentável no Parque Nacional do Catimbau, a série de ações propostas no projeto premiado também indica atuações que permitam o combate à pobreza nas intermediações do local.
O plano desenvolvido por Karla prevê a implementação por parte do Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Buíque.
O projeto foi construído junto com contribuições da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), Secretaria de Turismo de Buíque, Direção do Parque Nacional do Catimbau, Associação de Condutores de Turismo do Parque Nacional do Catimbau, outros provedores locais vinculados com a área do turismo e do SEBRAE.
O plano de atuação desenvolvido por Karla utilizou o padrão baseado na sexta edição do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK) do Project Management Institute (PMI) e foi alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.