Previsto inicialmente para ser divulgado nesta sexta-feira (15), o Governo de Pernambuco surpreendeu ao anunciar que o edital do concurso público para a Polícia Civil do estado terá sua publicação adiada para outra data. Os detalhes sobre essa mudança e as informações essenciais são explicados a seguir.
Mudança na lei causa atraso no edital de concurso para Polícia Civil de Pernambuco
De acordo com o Governo de Pernambuco, o edital do concurso público para Polícia Civil precisou ter sua divulgação adiada por precisar de um ajuste e se adequar à nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (Lei 14.735), instituída em 23 de novembro de 2023.
Em virtude desse ajuste, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela elaboração do concurso, informou que a divulgação do edital da prova ocorrerá apenas na última sexta-feira do ano, em 29 de dezembro.
Apesar das alterações, a previsão para a realização da prova permanece em 25 de fevereiro de 2024, com aplicação em Recife, Caruaru e Petrolina. As inscrições serão abertas em janeiro, com a data exata a ser indicada somente no edital.
Ao todo, são oferecidas 445 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- 250 para Agente de Polícia (com requisito de ensino superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, tipo B)
- 150 para Escrivão de Polícia (exigindo ensino superior completo em qualquer área e CNH de pelo menos tipo B)
- 45 para Delegados (com requisitos de ensino superior completo em Direito, prática jurídica de, no mínimo, três anos e CNH de pelo menos tipo B)