eleições 2024

Após articulação de Lula, Marta Suplicy sai da gestão de Ricardo Nunes rumo à chapa de oposição

Um dia após reunião com Lula e diversos encontros de negociação, Marta Suplicy sai do governo de Ricardo Nunes e deve voltar ao PT para ser a candidata à vice de Guilherme Boulos na disputa contra Nunes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 10/01/2024 às 7:59
X

Depois de uma reunião estratégica entre o presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), e a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na última segunda-feira (08), Marta anunciou, nesta terça-feira (09), sua renúncia ao cargo de Secretária de Relações Internacionais na administração de Ricardo Nunes, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O movimento é interpretado como uma vitória para Lula, que havia manifestado ao PT seu desejo de reintegrar Marta ao partido, visando sua indicação como candidata à vice-prefeita na chapa encabeçada por Guilherme Boulos (PSOL-SP), para as eleições municipais de 2024.

MARTA SUPLICY SAI DA PREFEITURA DE RICARDO NUNES PARA SER VICE DE CHAPA DA OPOSIÇÃO

Marta Suplicy formalizou sua saída em uma carta após um encontro com Lula, o ex-presidente do PT Rui Falcão e seu marido, o empresário Márcio Toledo.

A jornalista Daniela Lima, em seu blog no G1, já havia adiantado a aceitação de Marta em retornar ao PT e assumir o posto de vice na campanha contra Ricardo Nunes neste ano. A demissão foi comunicada após o prefeito solicitar uma reunião para esclarecer as informações veiculadas pela imprensa.

A carta apresentada por Suplicy destacou que o "cenário político de nossa cidade prenuncia uma nova conjuntura", divergente da situação para a qual havia sido convidada em 2021 pelo falecido prefeito Bruno Covas. 

A candidatura de Boulos ganhou mais um respaldo nesta terça-feira, com o diretório do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em São Paulo anunciando apoio à pré-candidatura do deputado federal. Até o momento, Boulos conta com o apoio do PT, PC do B, PV e da Rede, e lidera nas pesquisas.

No mesmo dia da reunião entre Marta Suplicy e Lula, o prefeito Ricardo Nunes expressou confiança na agora ex-secretária de Relações Internacionais, desconsiderando a possibilidade de sua ida ao PT e saída do cargo.

Nunes afirmou: "Tenho confiança na Marta, acho que ela faz um bom trabalho. A gente tem uma relação pessoal, ela tem uma amizade pessoal com a minha esposa. Não veja nada com relação a mudança de comportamento".

 

Com presença de Lula, Congresso promulga reforma tributária

RICARDO NUNES AFIRMAVA CONFIANÇA EM MARTA SUPLICY EM MESMO DIA DE ENCONTRO COM LULA

No mesmo dia da reunião entre Marta Suplicy e Lula, que tudo indica arrematou a negociação para o retorno da política ao PT, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, concedeu uma entrevista em que relatava confiar em Suplicy, sua até então secretária de Relações Internacionais. 

Ricardo Nunes relatou que "como ela não me comunicou [a possibilidade de ir ao PT e sair da secretaria], estou desconsiderando essa situação. Tenho confiança na Marta, acho que ela faz um bom trabalho. A gente tem uma relação pessoal, ela tem uma amizade pessoal com a minha esposa. Não veja nada com relação a mudança de comportamento". 

Tags

Autor